Italeri 300 SL: uma releitura ousada nas mãos do plastimodelista Ricardo Balista

Italeri 300 SL: uma releitura ousada nas mãos do plastimodelista Ricardo Balista

O plastimodelista profissional Ricardo Balista, já conhecido do público em nossa página Amigos do Plastimodelismo, surpreende mais uma vez com um projeto que une respeito à história automotiva e liberdade criativa. A pedido de um cliente, conhecido como Tchê, ele recriou o icônico Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, da Italeri, em escala 1/16, com uma série de modificações que deram ao modelo um visual único e ousado.

A montagem, feita sob encomenda, foi inspirada na temática do último GPPSD (em São Paulo) e na paixão de Tchê por esse que é um dos carros mais emblemáticos do século XX. Com suas famosas portas “asas de gaivota”, chassi tubular bem leve para os padrões da época e o pioneirismo da injeção direta de combustível, o 300 SL é considerado por muitos o primeiro supercarro da história.

Mesmo sendo um kit antigo, Balista enfrentou o desafio com a experiência de quem já montou mais de 150 modelos. “Modifiquei bastante coisa. Tirei o motor 6 cilindros e coloquei um V8 moderno. Troquei as rodas e pneus, refiz os assentos, o volante e adicionei detalhes como malas no porta-malas e telas nas entradas de ar”, conta. Tudo isso em apenas 4 a 5 semanas de trabalho, intercalado com outros projetos.

O resultado é uma verdadeira releitura do clássico, respeitando sua essência, mas com uma identidade marcante. “Sempre temos o que melhorar, mas aqui gostei bastante. O resultado ficou bem interessante”, afirma o plastimodelista.

E para quem se anima a montar o mesmo kit, o Mercedes-Benz 300 SL Gullwing 1/16 da Italeri está disponível em nosso site. 

Por ser um modelo antigo e em uma escala pouco comum, Balista apenas reforça que é necessário um certo nível de experiência. “Não é difícil, mas um iniciante pode se atrapalhar. Já um modelista mais experiente vai tirar de letra.”

Então, se você é revendedor, aproveite para incluir esse clássico no seu portfólio. Com seu apelo visual e histórico, ele tem tudo para atrair clientes que buscam desafios e resultados marcantes.

Mais do que uma montagem cotidiana, esse projeto mostra como o plastimodelismo permite revisitar a história e reinterpretá-la com criatividade, técnica e paixão.

E pelo que já conhecemos de Balista, com seu portfólio premiado, que inclui títulos como melhor F-5 no GPC, melhor Mig e melhor FAB em Curitiba, além de reconhecimentos em eventos como o GPS em Jundiaí, GPPSD e GPPC em Catanduva, ele segue consolidando seu nome no plastimodelismo brasileiro — seja pelos troféus conquistados ou pelos trabalhos encomendados que assina com excelência.

Agora, com essa releitura ousada do lendário 300 SL, fica a pergunta: será que vem mais uma premiação por aí? Por aqui, a gente não tem dúvidas. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Quer ver mais fotos dessa bela montagem? Acesse agora mesmo nosso Instagram. E se você também tem montagens icônicas de kits Italeri, fale com a gente, quem sabe elas aparecem em nosso site também.